Entrevista

'A paixão da minha vida é a prefeitura', diz procuradora jurídica de Santa Maria

Marcelo Martins

"

Anny Gündel Desconzi é o porto seguro da prefeitura de Santa Maria. A advogada de 49 anos _ 25 anos dedicados à prefeitura, onde é concursada _, que também é professora, com formação em Pedagogia e Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), virou sinônimo de segurança em temas espinhosos, principalmente no que tange ao "juridiquês".

Anny, que é casada e tem um filho, acumula passagens pela gestão de Osvaldo Nascimento (na época, PTB), quando foi adjunta da Educação e da Procuradoria Jurídica. Depois, foi subprocuradora e procuradora titular na gestão do petista Valdeci Oliveira (PT), e, por fim, na gestão de Cezar Schirmer (PMDB), contabilizou o comando da Educação e da Saúde, além da procuradoria, onde segue atualmente. Com uma fórmula que invariavelmente mescla uma fala franca e direta e, acima de tudo, um embasamento jurídico raramente questionado, a advogada fez (e ainda faz) secretários e séquitos se curvarem para o que ela profere - para alguns, a palavra certa é profetizar.

Leia, abaixo, a entrevista concedida pela advogada, da sala da Procuradoria Jurídica (no 6º andar do centro administrativo). Anny falou com o Diário por quase uma hora, na última quinta-feira.


Diário de Santa Maria - O que, no seu entendimento, faz com que a senhora se mantenha tanto tempo como procuradora jurídica, mesmo passando por três governos tão distintos (Osvaldo Nascimento, PTB, Valdeci Oliveira, PT, Cezar Schirmer, PMDB)?

Anny Desconzi - O conhecimento que eu tenho e o trabalho com afinco que eu exerço. Costumo dizer que, no trabalho, tu deves se tornar indispensável. E como que tu te tornas indispensável no poder público? Trabalhando. Eu não tenho hora para terminar o meu trabalho. A prefeitura é a minha vida. A paixão da minha vida é a prefeitura. Aqui, na prefeitura, não tem monotonia. Sempre há algo novo e isso é motivador. Nunca há rotina. Este é um casamento bem bom (risos). Gosto de ser desafiada. Eu trabalho para a população de Santa Maria

Diário - O que a senhora acredita que é o seu maior desafio no cargo de procuradora?

Anny - É ter as respostas para as demandas que chegam aqui todo dia. Posso te dizer que tenho a grande maioria das respostas em função da minha experiência. E pelo meu tempo de trabalho. Sou uma apaixonada pela gestão pública. Estou sempre pesquisando, lendo e me atualizando. Tu sempre me verás pesquisando e buscando informações sobre temas jurídicos.

Diário - Para a senhora, qual o maior desafio do governo Cezar Schirmer (PMDB)?

Anny - A sociedade como um todo está mudando. Hoje, tudo está nas redes sociais. Se me perguntares o que tem de diferente desta administração para a anterior (em referência a do petista Valdeci Oliveira) te digo que é a comunicação. A comunicação hoje é muito rápida, quase que instantânea. Em cinco minutos, o que tu disse está nas redes sociais. Penso que o desafio é tu mostrares que nem tudo aquilo que sai na mídia é o que, de fato, se passa aqui dentro. Digamos que tu estás sempre correndo contra a máquina. Sabes que, todo fim de semana, eu almoço com os meus pais. E o meu pai está sempre escutando e antenado ao rádio. Ele diz "estou sabendo que aconteceu isso na prefeitura". E nem sempre o que ele ouviu na rádio aconteceu aqui (na prefeitura). Nem sempre o que sai na rádio está certo. Muitas vezes temos de correr atrás da máquina para desfazer informações equivocadas. Isso é desafiador.

Diário - Quais os atributos para estar no cargo de procuradora?

Anny - A atualização de forma permanente e constante.

Diário - Como a senhora acha que o Executivo deve tratar as manifestações de amigos e familiares de vítimas da tragédia da Kiss?

Anny - Em qualquer situação, a lei deve ser sempre observada e, a"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com laço na mão, laçadoras celebram o Dia da Mulher no Rodeio em Santa Maria

Próximo

Dia do Acolhimento está apenas começando

Geral